SUPERLIGA EUROPEIA - A nova maior competição de clubes?


Já faz alguns meses que se ouve dizer sobre a Superliga Europeia, e que ela poderia derrubar o ‘reinado’ da UEFA Champions League como a maior competição de clubes, mas isso não passava de boatos e rumores. Porém nesse fim de semana, surgem novas notícias sobre a tal competição.


Segundo o the Times, jornal britânico, publicaram a lista de 12 clubes que supostamente concordam com a criação desta nova competição. Tais times são: Os ingleses: Manchester United, Manchester City, Arsenal, Liverpool e Tottenham; Os espanhóis: Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid; E os italianos: Inter de Milão, Juventus e Milan. Apenas dois times foram contra, PSG e Bayern de Munique.


De acordo com a UEFA e FIFA, punições severas serão tomadas em caso de uma real criação da competição, tais como punições a clubes de não participarem das competições na qual eles instituem. A organização ainda conclui que a Superliga “destrói sonhos" de clubes menores de chegar ao triunfo de uma grande competição. Isso porque, a competição só abrangerá 20 times, 15 permanentes (Elite do futebol) e 5 vagas de qualificação.


Após essa revelação do jornal, abriu-se diversas opiniões nas redes sociais a respeito da competição. Grande parte das opiniões ditas revelam ser positiva em relação a esta nova competição, pois trará maior competitividade entre os grandes clubes e bastante entretenimento, e também a competitividade e o fim de uma hegemonia de competições da UEFA. A outra parte, com base em comentários de jornalistas, dirigentes e ex-atletas, dizem ser totalmente contra, devido a falta de democracia e meritocracia com equipes menores, já que na Superliga não contará com rebaixamento.

Um vídeo bastante compartilhado e que intensifica esta tese, é a opinião do ex-jogador e comentarista Gary Neville para Sky Sports, ídolo do Manchester United, que crítica os clubes inclusive o seu, ele diz: "Não sou contra a modernização das competições de futebol, mas penso que trazer propostas destas no meio de uma crise pandémica e de uma crise económica para todos os clubes é um absoluto escândalo. O Manchester United e os restantes 'Big Six' deviam ter vergonha". Ainda conclui dizendo que as pessoas devem proteger e banalizar este tipo de competição, para que clube menores como Leicester City ganhem títulos ou vagas para competições internacionais, como aconteceu em 2016. Segue abaixo um link, onde contém traduzido as falas do comentarista:

https://twitter.com/joaoabel_/status/1383864107372142599

E aí, qual a sua opinião sobre o a Superliga Europeia?

 

Deixar um comentário